
Ao realizar a geração do PER/DCOMP no sistema Glorian o arquivo deverá ser importado no sistema disponibilizado pela Receita Federal; sendo cada tipo de movimento como “Ficha Livro Registro de Apuração do IPI no Período do Ressarcimento – Entradas”, “Ficha Livro Registro de Apuração do IPI no Período do Ressarcimento – Saída”, “Ficha Notas Fiscais de Crédito Extemporâneos e Demais Créditos” e “Ficha Notas Fiscais de Entrada/Aquisição”.
Nos casos de Livro de Entrada e Saída o mesmo deverá ser importado a cada mês que compor o trimestre que está sendo feito o pedido.
Processo:
Para realizar a importação é necessário criar um novo pedido e informar a data e os dados conforme operações da empresa.
Acessar: Documento > Novo

Observação: o Detentor do crédito preenchido no programa da receita, deve corresponder ao mesmo preenchido no Glorian.
Após será liberado, mais alguns campos obrigatório deverá ser preenchido.

Ao selecionar o “Trimestre-Calendário” deverá escolher as opções pertinentes a operação da empresa, para ser habilitado o campo “Apuração do IPI no Trimestre-Calendário do Crédito“:

Para inserir é necessário clicar no “OK”.
Caso não tenha os dados cadastrados, será necessário o preenchimento inicial e dos responsáveis:
Ficha Dados Iniciais

Observação: Caso seja uma retificação é necessário o preenchimento do número do recibo.
Ficha Dados dos Responsáveis da Pessoa Jurídica.

Importar: Acessar Crédito > O mês que será importado > Entrada ou Saída > Importar

Observação: Esse processo deverá ser realizado para cada registro que devem ser importados (R11 e R12), as informações deverão ser conferidas como livro de apuração do IPI de cada mês.
Para importar a Ficha Notas Fiscais de Crédito Extemporâneos e Demais Crédito, o mesmo será considerado, os ajustes referentes a Crédito serão carregados no R15 — Notas Fiscais de Créditos Extemporâneos e Demais Créditos, o mesmo considerará os que constam como o tipo “Crédito” conforme exemplo:

Importação: Acessar: Crédito > Ficha Notas Fiscais de Crédito Extemporâneos e Demais Crédito > Importar

Observação: Sempre que houver o ajuste o mesmo deverá ser preenchido manualmente na parte do livro de entrada:

Observação: No livro de Entrada e Saída, os campos brancos não constam no layout e dessa forma não serão gerados no arquivo do sistema Glorian, dessa forma caso tenha algum ajuste manual na apuração de IPI o usuário deverá realizar o lançamento manual. Somente é realizado uma validação o campo “Demais Créditos” com o registro R15.
Para importar as notas fiscais de entrada deverá acessar o caminho abaixo e realizar a validação das notas de entradas escrituradas no Glorian referente ao trimestre;
Acessar: Credito > Ficha Notas Fiscais de Entrada/Aquisição > Importar

A “Ficha Ressarcimento de Créditos no Período”, não consta no layout dessa forma, o mesmo deve ser lançado manualmente referente ao pedido de ressarcimento realizado anteriormente (Trimestre anterior).

O usuário poderá realizar uma conferência de forma sintética, acessando a Ficha Demonstrativo de Ajuste nos Saldos do Livro RAIPI, no Livro de saída e Ressarcimento de IPI terá o valor de saldo credor de cada mês;
Demonstrativo do crédito

Livro de Saída

Ressarcimento de IPI
