Pré-requisitos:

  1. Observação de Lançamento.

Processo:

  1. Para os estabelecimentos com configuração do C197/D197 necessário que em Parâmetros gerais o campo "Gera registro C197" esteja marcado como "Sim".

  2. Realizar a configuração do C197/D197 conforme determinado pelo estado do estabelecimento, utilizando a chave "Recolhimento Efetivo Entrada""Recolhimento Efetivo Entrada Estorno" e "Recolhimento Efetivo Saída".

    • Recolhimento Efetivo Saída –  A configuração será aplicada para as saídas. (Será preenchido conforme os dados do ICMS que consta no item, pois o estorno será de 100% das saídas beneficiadas).

    • Recolhimento Efetivo Entrada –  A Aplicação dessa configuração será realizada o cálculo do recolhimento efetivo que é permitido o aproveitamento do crédito.

    • Recolhimento Efetivo Entrada Estorno –  No processo será realizado o cálculo do valor do crédito destacado no Documento fiscal (-) O Valor de recolhimento efetivo, dessa forma determinando a parcela excedente dos créditos.

      Exemplo:

      Apuração ICMS|IPI - Configuração para Gerar registro C197, C597 e D197 - MG - Recolhimento Efetivo

Observação: Na descrição complementar necessário incluir: #PRODUTO#. Deverá ser dessa forma para que na geração dos registros C197/D197 preencha o código do produto que consta na escrituração.

3. A configuração do C197/D197 pode ser carregada em massa.

4. Nas situações de criação de uma nova estrutura de configuração, será necessário Depreciar ou Inativar a configuração atual.

Apuração ICMS|IPI - Configuração para Gerar registro C197, C597 e D197 - MG - Recolhimento Efetivo