

Orientação:
Status "Faturada";
Localize a ordem de faturamento;
Selecione o ícone "
" para estornar a ordem de faturamento;
Será habilitada a tela para incluir o motivo do estorno e a data.
Motivo do Cancelamento: deve ser preenchido com "01";
Data de Cancelamento: data em que a ordem de faturamento está sendo estornada.
NF-e: caso o estorno seja inferior a 24 horas da fatura, o sistema gerará o cancelamento. Caso seja superior a 24 horas o sistema gerará a anulação;
NFS: gerará apenas o cancelamento.
OBS: As etapas de cancelamento/anulação das notas dentro do BPM são configuração específica de cada cliente determinado pela sua necessidade.
Após validar o estorno no ícone "
", o status será atualizado de "Faturado" para "Liberado para estorno";
Acesse a funcionalidade Faturamento > Transação > BPM - Faturamento e procure pelo numero gerado na tela de ordem de faturamento ou pelo contrato;
Faça as aprovações necessárias de acordo com cada cenário;
Ao finalizar o processo no BPM, volte à tela de ordem de faturamento. O registro que foi finalizado no BPM terá seu status atualizado para "Estornado" e o sistema gerará uma nova ordem de faturamento, idêntica à estornada, com o status "Erro";
(OBS: Antes de realizar novo lançamento, finalize o processo de estorno).

Selecione a nova linha da ordem de faturamento com status "Erro";
Selecione o ícone "
" para excluir a ordem de faturamento;
Acesse a tela de medição que estará como "Apurada" permitindo ajuste.